CONTAMOS COM VOCÊ . . .

Sókakarecos, a melhor da WEB no Brasil . . .

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O TERROR DO NORDESTE: Obras da Copa e política

O TERROR DO NORDESTE: Obras da Copa e política: "Mauricio Dias   Uma comissão encarregada de elaborar o cronograma de obras do governo procura o ministro–chefe da Casa Civil para acertar ..."

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jobim e Cardozo anunciam Plano de Fronteiras

Jobim e Cardozo anunciam Plano de Fronteiras

BRASIL - Para presidenta Dilma, o Brasil tem condições de fazer a melhor Copa do Mundo da história

Posted: 31 May 2011 04:53 PM PDT

Presidenta Dilma Rousseff durante reunião com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa 2014, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Os governos federal, estaduais e municipais devem trabalhar juntos para acelerar as obras para a Copa do Mundo 2014. Essa foi a principal conclusão da reunião entre a presidenta Dilma Rousseff, ministros de Estado, governadores e prefeitos das 12 cidades-sede do mundial de futebol, que ocorreu na tarde desta terça-feira (31/5), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A afirmação é do ministro do Esporte, Orlando Silva, que concedeu, ao lado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, entrevista coletiva, onde informou as principais decisões da reunião. Entre os anúncios, está a definição, para dezembro de 2011, do prazo para lançamento dos editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF); o pedido para que o Congresso Nacional vote um regime especial de contratações e licitações; a estruturação de um novo marco legal para as desapropriações e a decisão de realizar reuniões a cada três meses para monitorar o cronograma das obras.

Durante a reunião, a presidenta Dilma Rousseff também comunicou que os projetos previstos no PAC Copa do Mundo que não tiverem início até o final de 2011 serão automaticamente direcionados ao PAC Mobilidade Urbana. O objetivo, segundo Eduardo Campos, é fazer com que os estados e municípios acelerem as obras, uma vez que, enquadrados na modalidade PAC Copa do Mundo, os projetos ganham mais celeridade.

“Isso com certeza vai acelerar as licitações e licenciamentos”, disse o governador.

Segundo Orlando Silva, a presidenta Dilma Rousseff fez um pedido especial aos governadores e prefeitos: aproveitem a oportunidade da Copa do Mundo para deixar um legado às cidades, principalmente no setor de transportes e mobilidade urbana. Segundo orientação do governo federal, os estados e municípios devem concluir, até dezembro deste ano, editais para ofertar transporte público de qualidade à população.

“Estádios é um assunto equacionado; aeroporto, a Copa permitiu antecipar ajustes na gestão do sistema aeroportuário (…); portanto a Copa já está funcionando como um catalizador para investimentos, para a qualificação da gestão, esse é um ganho que o país tem. Não está no nosso horizonte a redução do número de cidades [sede]”, concluiu o ministro.

Márcio Lacerda frisou que desde meados do ano passado, o governo federal vem assinados contratos de licitação para adequação da mobilidade urbana, na ordem de R$ 7 bilhões, e que “de uma maneira geral, as obras estão em andamento”. São cerca de 50 intervenções – continuou o prefeito – que devem ser concluídas, quase em sua totalidade, até a Copa do Mundo de 2014.

“Achamos que estamos num bom caminho. A Presidenta Dilma disse que temos condições, nós e o povo brasileiro, de ter a melhor Copa do Mundo da história”, definiu o prefeito de Belo Horizonte.

Copa do Mundo 2014 marca reunião no escritório da Presidência em São Paulo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A Presidenta Dilma Rousseff,

o ministro do Esporte, Orlando

Silva, o governador Geraldo Alckmin

e o prefeito Gilberto Kassab reúnem-se

na capital paulista para tratar da

Copa do Mundo de 2014.

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se na

tarde desta sexta-feira (25/2) com o governador

de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da cidade,

Gilberto Kassab, e os ministros Orlando Silva

(Esporte) e Antonio Palocci (Casa Civil), no

Escritório da Presidência da República da capital

paulista. Durante a reunião, o tema tratado foi a

Copa do Mundo de 2014.

COPA DO MUNDO